sexta-feira, 26 de julho de 2013

O uso de "expertezas" do código fechado

Falei no post anterior que iria comentar sobre a maioria das pessoas gostar de programas de código fechado e lembrei de um fato interessante que aconteceu nesses dias, algo até engraçado. Um vendedor de suplementos de informática visitando uma empresa disse: “eu quero vender para vocês, por isso, podem pesquisar na cidade (papel a4) e levem para mim eu vendo abaixo do menor preço que vocês encontrarem”. A simpática disposição do vendedor (e dono) escondia a intenção real do logista que queria um trabalho sempre atualizado de pesquisa para ele, assim, em vez de se expor ou ter que pagar pela pesquisa ele acabava vendendo com lucro um produto para quem fez o serviço para ele. Não é uma "experteza"?

As empresas de códigos fechados tem uma experteza também: elas deixam que pirateiem seus programas de código fechado e logicamente pagos. Os donos sabem que estão usando o seu programa sem pagar e, por um lado, o que poderia ser um prejuízo, transforma-se em lucro. Na medida em que a popularização dos programas praticamente obriga as empresas e governos a pagarem caro por licenças visto que os usuários quase não sabem usar outros softwares.

Ainda assim, muitas pessoas certamente sentem-se mal por isso (piratear) e acabam num dado momento legalizando (comprando) o programa que irá perder seu valor na próxima atualização do mesmo (dentre seis meses a um ano). Muita coisa dita gratuita na verdade não é gratuita alguém paga por ela, no começo ou no final da cadeia de produção imagine então quando deixam piratear.

Você acha que as pessoas são induzidas a piratear por causa dos preços absurdos dos produtos? Quem deveria ser responsabilizado pela pirataria a empresa que não protege seu produto devidamente ou quem pirateia por que é algo fácil de fazer? E você já usou algum produto pirata? Acha que a pirataria deveria ser penalizada? Se sim, para que lado? Por quem produz ou por quem pirateia? Finalmente, que tipo de programa proprietário você usa? Gostaria de usar algum similar que fosse de código aberto e gratuito? Deixe o nome dele aqui para que outros leitores possam indicar opções para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matéria em destaque pelo editor.

Gere formulários PySimpleGui rapidamente para planilhas Excel, Libreoffice Calc e outros

CRUD  em BD e MENU - Gere programas completos rapidamente Vou te apresentar uma forma incrível de gerar aplicativos python em minutos a part...