terça-feira, 17 de novembro de 2015

Usando: Validação de dados, CONT.SE, e porcentagem em fórmula manual.

Formulário simples de pesquisa com percentual de respostas positivas e negativas.

Funções utilizadas: Validação de dados, CONT.SE, e porcentagem em fórmula manual.


Partindo de uma pergunta no Facebook sobre o Calc:
“Estou desenvolvendo uma planilha no calc (LibreOffice 4.0), inseri na nas mesmas algumas caixas de seleções e de listagens(menu exibir/barra de ferramentas/controle de formulários), gostaria de saber se é possível obter como resultado a porcentagem das opções selecionadas. Se sim, como posso fazer??”

Decidi fazer este breve tutorial.

A proposta partia de um formulário visualmente muito mais bonito, usando controles de formulários e que seria ótimo em se falando de papel para responder. Aliás poderia ser usando para campo de maneira muito eficiente.

Aqui está ele:


Como se pode perceber, queria-se somar cada item da caixa de listagem e de seleções. Claro que dá para fazer, mas cada caixa de seleção teria 4 itens e, os mesmos ocupavam só uma linha (aumentada) do Calc. Mesmo assim, seria necessário, selecionar, desagrupar e individualmente ligar cada item a uma célula em algum lugar do arquivo com o valor de 1 para quando estivesse assinalado e zero para não assinalado… Ia ser um trabalhão (era só assim que eu saberia fazer, deve ter outro jeito), enfim resolvi refazer a proposta do formulário ao menos para digitar as respostas para que ficasse sob o meu ponto de vista, menos trabalhoso.

A minha prosposta-exemplo era essa: Cada empresa fica com quatro linhas em cores sequenciais para visualmente ficar mais fácil de se saber onde está digitando. E em vez de ticar para marcar dados, escrever “Sim” e “Não”. Para as grafias ficar sempre iguais, optei pela “Validação de Dados” a fim de impedir digitação errada e algum dado não ser somado corretamente.


Vista a proposta acima, vamos iniciar um novo arquivo para chegarmos juntos, lá num passo a passo. Vamos reservar as quatro linhas de cima para os Títulos. Escolher a cor azul para o Fundo das células e digitar os dados.




Depois de mesclar e centralizar o título “O estabelecimento está funcionando”, “Sim e Não”, dando uma cor de fundo, “sem preenchimento”. Logo abaixo selecionamos as quatro primeiras linhas e damos uma cor de fundo, aqui coloquei a branca: Depois nas quatro linhas seguintes selecionamos novamente e damos uma cor de fundo diferente, aqui coloquei cinza.

Após isto vamos programar um pouco para podermos fazer render o serviço com o “copiar e colar”, famoso Ctrl+c, Crtl+v.
Antes de mais nada selecionamos a 5ª linha e vamos ao menu, “janela” e clicamos no item “congelar”, para que ao rolarmos para baixo o texto o cabeçalho não suma e nos percamos na hora de preencher os dados.




Agora vamos para a famosa validação de dados. Validar os dados é importante para o caso de usar funções como a CONT.SE, pois uma palavra pode ser escrita errada e a função não identificará ela como um valor a ser somado.

Selecione a célula onde a resposta deve ser inserida e clique no menu, “Dados” e escolha: “Validação”:



Em seguida, clique em todos os valores e escolha: “lista de valores” …



e lá Digite: Sim e Não e clique em ok.



A célula ficará assim ao ser clicada e se poderá escolher um ou outro valor:



Então, delete o valor caso tenha escolhido um para verificar e clique na célula fazendo o famoso e usual “Ctrl+c” para copiá-la. Tendo certeza que a copiou, selecione de F5 a K11 e mande colar “Ctrl+v”. Assim todo os campos de duas empresas pesquisadas estarão com as funções de validação de uma tacada só.


Feito isso, ainda se pode dar uma distinção a cada coluna dando uma cor de fundo para distinguir umas das outras:

Depois e só copiar estas 8 linhas uma embaixo da outra, colando quantas vezes for necessário, ou melhor de acordo com o número de empresas a serem pesquisadas. Só a título de exemplo faremos só uma colagem para partirmos ao próximo passo, que é a tabulação de dados.

Nossa proposta é:
Somar os marcados com “Sim”
Somar os marcados com “Não”
Somar os marcdo com “Sim” e com “Não”
Percentual dos marcados com “Sim”
Percentual dos marcados com “Não”

Para somar os marcados com “Sim” faremos o seguinte: no final da planilha, nas células anteriores escreveremos:

Marcados com Sim
Marcados com Não
total
% de Sim
% de Não

Na célula ao lado de cada um colocaremos a função CONT.SE igualzinho abaixo. (se estiver no blog, basta clicar na figura para visualizar melhor. Dentro da célula deve digitar iniciando com o sinal de igual: =CONT.SE(F5:F20;"Sim"), para o “Não” você pode usar a mesma fórmula, substituindo o “Sim” pelo não, logicamente. E no total somase as duas celulas que totalização o “Sim”' e o “Não”, para exemplo: =SOMA(F21:F22).



Para fazer o percentual usa-se a fórmula que aprendemos na escola: no caso: =F21*100/F23
onde, F21 é a célula onde está o resultado da soma do “Sim”, vezes 100 (por cento) e dividido pelo total que se localiza na célula F23. No percentual do “Não”, usa-se a mesma fórmula, logicamente mudando de F21 para F22 onde está o resultado do “Não”. Depois disso, vamos simplesmente selecionar do F21 ao F25





e arrastar para a direita para copiar as fórmulas automaticamente totalizando os demais itens também.


Final de trabalho.
Caso tenha gostado, tenha ressalvas, críticas ou sugestões, você pode postá-las em meu blog: betobyte.blogspot.com.br

Agradeço desde já.

João Alberto Garcia

Um comentário:

  1. João, vamos publicar na LibreOffice Magazine - edição dezembro de 2015.

    ResponderExcluir

Matéria em destaque pelo editor.

Gere formulários PySimpleGui rapidamente para planilhas Excel, Libreoffice Calc e outros

CRUD  em BD e MENU - Gere programas completos rapidamente Vou te apresentar uma forma incrível de gerar aplicativos python em minutos a part...