domingo, 24 de janeiro de 2016

Poderoso Calc 2 -Quantas vezes o nome aparece?

Qual nome aparece mais vezes?

Vamos supor que temos uma lista onde os nomes são lançados quantas vezes necessário, como num caso de clientes que venham X vezes no estabelecimento e a cada vez que vem, registra-se com o nome. No fim do mês quero saber quem veio mais vezes ao meu estabelecimento fazer compras.

Podemos usar uma planilha para isto.

No tutorial “ Poderoso Calc” de meu blog ensinei da maneira mais difícil utilizando três funções, de qualquer maneira foi válido por ser uma demonstração prática de como usar as mesmas No entanto, você pode de uma só tacada resolver a situação usando o recurso “tabela dinâmica”. A mesma permite apresentar o mesmo nome lançados várias num só, sem repetição com a quantidade de vezes em que foi lançado à lista somada ao lado.

Mãos à obra então.
Primeiro vamos fazer uma lista de nomes e em seguida, na coluna ao lado colocar o número um para cada nome acrescentado, conforme a figura abaixo: (Obs: clique nas figuras para ampliar, e aqui um arquivo de exemplo)




Depois, selecionamos as duas colunas preenchidas. Caso ainda precise inserir mais dados devemos lembrar de acrescentar as linhas em branco que serão preenchidas, ou reconfigurar manualmente mais tarde a tabela dinâmica. Uma vez selecionadas as colunas clicamos em “Dados”, tabela dinâmica e “criar”, clique em ok , conforme a figura abaixo:





Vai aparecer uma tela com a montagem da tabela dinâmica, conforme a figura a seguir:


Arraste o botão “Nomes” para a coluna 'Campos de linha' e o botão “Contar” para 'Campo de dados'

Sua tela deverá ficar assim:



Clique em “OK” e deverá ser criada uma nova planilha em seu documento.




Perceba que os nomes ficaram “Sumarizados” e foram somadas as vezes que o mesmo se repete na lista original. Mas, temos alguns detalhes para arrumar. Como queremos saber qual nome aparece mais vezes na lista, vamos organizar os números pela ordem decrescente, para isso vamos reconfigurar a tabela dinâmica manualmente.

Clique na tabela dinâmica com o botão direito do mouse e escolha “Editar layout”, clique no botão mais para que ele estenda a janela de configuração. Não vamos mexer em todas, aqui é mais para mostrar a possibilidade de ampliar a abrangência da planilha. Enfim, clique com o botão do mouse em cima da coluna nomes que está no “Campo de linha” isto fará que no lado direito seja habilitado
o botão “opções” relativo a essa escolha que deverá ser clicado, aparecerá uma nova janela com o nome de campo de dados e deverá novamente ser clicado nessa janela “opções”:





Escolha a opção somar – Contar, marque 'Descendente':



Pronto, o resultado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matéria em destaque pelo editor.

Gere formulários PySimpleGui rapidamente para planilhas Excel, Libreoffice Calc e outros

CRUD  em BD e MENU - Gere programas completos rapidamente Vou te apresentar uma forma incrível de gerar aplicativos python em minutos a part...