sexta-feira, 15 de abril de 2016

Listas suspensas em cascatas com validação

Ou... Tem que ter categoria 2!

É isso, a gente sempre vai aprendendo na medida que ensina.
Fui brincar com este negócio de categorizar ... No artigo tem que ter categoria! Ensinei do jeito mais difícil… isto ajuda a brincar um pouco com a criatividade e recursos do Libreoffice como a função PROCV(). Mas, vamos simplificar mais esse trabalho. Acredita que dá de fazer de maneira mais simples ainda que no Excel?


Vejamos: primeiro reservamos uma planilha para colocar as categorias que podem se tornar em subcategorias. Aqui cada coluna é um espaço de categoria. Na coluna A iniciamos com Brasil e nas linhas abaixo a lista dos Estados do Brasil, aqui coloquei três para ser mais rápido. Dentro dos Estados três cidades.

Depois disso: Nomeamos cada coluna dessas para o libreoffice saber das delimitações desses dados:

Clicamos na cabeça da coluna e em dados, definir intervalo nomeamos o intervalo como “Brasil”.


Depois na planilha onde vai estar a seleção de categorias e subcategorias, vamos aplicar a Validação clicando em Dados e “validação” e digita o nome do espaço nomeado nesse caso “Brasil”.


Ato seguido selecione a outra célula (onde estarão as subcategorias) e repita a mesma operação, dessa vez digite: a Função INDIRETO(A1) e como pode ver o endereço da célula referência (A1).
Pronto!

E como sempre um arquivo de exemplo, E um vídeo para ficar mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário