sexta-feira, 26 de julho de 2013

Digitação por voz ou Speeche Recongnition


Sempre tive vontade de compartilhar conhecimentos e experiências na Internet. Aproveito agora, que um amigo muito querido pediu-me para ajudá-lo a encontrar um programa que transformasse a fala em texto por causa da dificuldade em digitar que o Parckinson lhe causa.

O primeiro momento, foi o de descobrir como fazer esta procura por diversos fatores, pois o universo de palavras na Internet é imenso. Speeche Recongnition, é o termo correto. No entanto, existem vários programas e certamente de diferentes jeitos de se trabalhar. Achei um muito interessante, chamado Motrix. Ele é usado na universidade do Rio de Janeiro mas, trabalha mais na linha de comando e no caso de ditado, tudo é feito por soletrar usando os códigos de aviação.

Já tinha tentado usar o via voz, mas não tinha conseguido instalá-lo no Windows 7. Foi então que encontrei o site www.distrofico.amplarede.com.br e lá encontrei tanto o programa para baixar tanto as instruções de como fazê-lo funcionar (vide em: http://distrofico.amplarede.com.br/2010/02/ibm-viavoice-pro-usb-edition-release-9-portugues-br/).
Descobri que só poderia instalar ele no sistema operacional Windows XP.

O site sugeria que colocasse uma máquina virtual dentro doWindows 7. Como eu já tinha a máquina virtual instalada bem como, o próprio Windows XP foi só baixar o via voz do site que indicava. Fiz a instalação e neste vídeo mostro minha experiência com o mesmo. Para melhor ilustrar fiz este artigo ditando para o via voice da IBM .

No Via Voice da IBM. Cada palavra que ele não reconhece por ser nova, ele irá, ao fechar SpeakPad, pedir para que você dite novamente gravando sua voz. No caso de uma palavra com a grafia muito diferente do falado ele pedirá para você escrever a pronúncia em português. Por exemplo de: "site" onde se pronuncia "saiti" .

Tive um problema ao baixar o Via Voice, pois o mesmo estava no formato ".bin" e "cue" ao invés de ".iso" então procurei um programa que fizesse a conversão e pronto. Pude gravar o cd com o viavoice e instalar ele no Windows XP de minha máquina virtual para testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matéria em destaque pelo editor.

Gere formulários PySimpleGui rapidamente para planilhas Excel, Libreoffice Calc e outros

CRUD  em BD e MENU - Gere programas completos rapidamente Vou te apresentar uma forma incrível de gerar aplicativos python em minutos a part...