sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

BANCO DE DADOS com foto ou imagem direto no Calc - CRUD NO CALC

CRUD (em Inglês = Create, Read, Update e Delete), significa Criar, ler, modificar e apagar dados de um banco de dados. Aqui, a ideia foi simular um banco de dados usando uma planilha do Calc em conjunto a outras planilhas, que funcionam como formulários: uma para inserir dados, outra para visualizar os dados inseridos, inclusive figuras ou fotos, uma quarta para modificar os dados, como se fossem formulários do BASE.

Foram usados vários recursos, como macros (aqui adaptando macros do colega Grafeno do ASK do Libreoffice), objetos de formulários e um pouco de criatividade.

Cheguei a pensar em fazer um tutorial para ensinar a modificá-lo, quem sabe mais a frente. Um usuário médio logo consegue "pegar" como adaptá-lo, caso considere útil.

É um documento modificável e bom para quem quer ver as possibilidades do Calc (brincar um pouco), nesse quesito de armazenar registros com imagem sem usar tanta memória, já que as imagens ficam numa pasta à parte.

Vou publicar os arquivos ainda, para quem quiser fazer o download e deixarei aqui o link para baixá-los:

são dois. Este para cadastro de pessoas , no caso usar este aconselho a colocar logo uma imagem com o nome sem_foto.jpg dentro da pasta que for usar para guardar as fotos/imagens para que o libreoffice não feche (aqui temos um pequeno bugzinho) pois se uma foto for "chamada" e não existir, dá um erro no Libreoffice e ele fecha sem dó e fica naquela coisa de ir recuperar arquivo, pois fechou sem salvar.... O outro arquivo é para financeiro com recibos (este último sem necessidade de fotos embora possa, Vamos que alguém queira fotografar as notas fiscais...
para recibos e contábil,

Caso vc ainda não tenha seu dropbox pode pegar este convite meu https://db.tt/ik9anJ5J, isto me ajuda a ter mais espaço por lá.

Os vídeos não são nada profissionais, mas para que quiser dar uma olhadinha neste para Recibos:

 

Este para pessoas e com foto é basicamente omesmo arquivo com algumas modificações:

 

15 comentários:

  1. muito interessante! tive duas dificuldades no inicio para fazer essas planilhas funcionarem, a 1ª foi o problema já premeditado pela matéria q é o caminho da pasta onde armazenamos as fotos, e o 2º problema foi o tamanho da foto, colocar fotos grandes demais para serem visualizadas na célula, não fiz o teste mas acredito que redimensionando a célula podemos colocar fotos maiores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar. Com certeza, basta redimensionar o tamanho da célula.

      Excluir
  2. Muito legal seus tutoriais. Eu estou com meu libreoffice sem ter como usar o base por conta de problemas com o java, nem vou mais tentar brigar com o dito cujo... Queria sua ajuda para tentar fazer o que preciso usando o CRUD mesmo, só o calc sem o Base...
    Eu precisava gerar um comprovante em duas vias (sem cálculos nem nada do tipo) e ele precisava ser gerado seguindo uma variável (por exemplo todos os nomes que compareceram num mês específico, ou de determinado bairro, etc). Eu já encontrei como fazer mala direta mas nesse esquema não consigo de jeito nenhum gerar o tal comprovante sem que seja um para cada entrada (cada pessoa). Eu preciso que gere para cada mês (ou outra categoria que eu tenha) sendo que nessa lista vão constar entradas com diversos nomes e consequentemente diversas linhas. Como eu posso fazer isso? Nesse esquema do CRUD? Estou quebrando a cabeça tentando alterar o seu CRUD para fazer isso mas não estou conseguindo, principalmente no que se refere a gerar os dito cujos dos comprovantes... Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sobre o java.... no meu tive deixar o 1.8 e usar o JRE 1.6 e deu para fazer conexão no mysql extermo, pois o sql interno sempre dá problemas, ao menos para mim.

      Excluir
  3. Creio que talvez a tabela dinâmica possa resolver seu caso, mas depende muito do que quer. Explique sua idéia, melhor ainda se for "desenhada" num arquyivo do Calc neste site:https://ask.libreoffice.org/pt-br/questions/ Estou por lá também, mas tem muito colegas que gostam de ajudar nas "solucionáticas" e são muito melhores que eu com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Você não explicou como fez estes banco de dados :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este arquivo acredito que só possa ser usado por um usuário por vez. Por na verdade o BD dele é uma planilha oculta. Onde o formulário lê a quantidade de dados na Planila BD e insere uma soma+1. Entende? Nunca fiz testes de usos concomitantes com planilhas do calc. Mas acredito que uma vez aberto o arquivo ele fique travado para outros usuários ou "somente como leitura", para algo desse jeito o melhor é usar um banco de dados mesmo.

      Excluir
  5. Gostei de suas postagem. Não consegui baixar as planilhas. Eu estou iniciando no ramo da programação de com LibreOffice Calc, tenho várias dúvidas. Há como adquirir apostilas ou vídeos que possam contribuir para meu aprendizado? grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor lugar é o oficial do Libreoffice:https://pt-br.libreoffice.org/comunidade/documentacao/
      Neste local você baixa tanto as apostilas já traduzidas, e no site em "baixe já" tem o programa para baixar.

      Excluir
    2. Fiz o teste e baixei os dois arquivos, não teve problema nenhum. Caso você não tenha conta dropbox, é só clicar em baixa e pronto, ele faz o download.

      Excluir
  6. Boa tarde! Achei muito interessante e importante. Trabalho em uma empresa e preciso fazer o controle dos bens materiais desta empresa. O controle ė feito somente por texto. Achei que ficaria bem mais interessante esse controle com uma foto do bem juntamente com o restante. Haveria a possibilidade de remessa via e-mail. Caso positivo, meu e-mail é aabernini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. É só você clicar no link que está no corpo da matéria e baixar. Você não precisa instalar ou ter conta no dropbox;

    ResponderExcluir
  8. qual a senha de desbloqueio da planilha?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde amigo. Estou com uma dúvida e gostaria de saber se você pode me ajudar. Criei uma planilha com dados nessa ordem: Nome, Data de Nascimento, CPF, Endereço, Número, Bairro, Complemento. Fiz uma listagem por letra de acordo com o nome da pessoa. Quando começa com a letra A, B,C etc, cada nome vai para uma planilha específica (criei as planilhas por 26 letras clicando no +). Toda planilha, inicialmente está organizada em ordem alfabética. As seguintes, queria que fossem complementadas feito fiz Coluna 1 letra A, coluna 2 um número de 1,2,3 etc. e fossem entrando na planilha abaixo dos já cadastrados. Posso mandar a planilha se você quiser para dar uma olhada. Meu e-mail é marcobelfort@gmail.com E gostaria de uma planilha de cadastro, e outra de busca. No caso seriam 28 planilhas criadas por Mais. Mas estou tendo dificuldades de fazer. E também os cadastros com nomes repetidos não podem ser feitos. Tipo, uma pessoa com o mesmo nome, data de nascimento e CPF não seria cadastrado, pois o sistema acusaria erro.

    ResponderExcluir
  10. Fazia um tempinho que não via comentários. Marco, quando falamos em dados, normalmente utilizamos um só lugar para guarda-los. Depois se implementa uma regra de uso, que foi o que vc fez. Assim em vez de fazer e guardar os dados separados, vc só os separa na hora do uso. Existe a função banco de dados da Planilha que pode ajudar nisso. Talvez se aplique. Vou te mandar um email.

    ResponderExcluir

Matéria em destaque pelo editor.

Gere formulários PySimpleGui rapidamente para planilhas Excel, Libreoffice Calc e outros

CRUD  em BD e MENU - Gere programas completos rapidamente Vou te apresentar uma forma incrível de gerar aplicativos python em minutos a part...