terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Libreoffice - SOMASES() – É O BICHO!!

Esta função implementada no Libroffice a partir da versão 4 é “o bicho” mesmo! Muito fácil de usar. Para quem está acostumado a usar o SOMASE() pode ficar um pouco confuso porque ela inverte um pouco a lógica, mas depois simplifica muito no uso de uma soma com mais de um critério. Para quem quer fazer uma contabilidade com partida dupla... é muito legal! Diminui muito a quantidade de contas a serem criadas já que aumenta as possibilidades de combinação de itens a serem testados antes de uma soma.

Por exemplo:

Digamos que a empresa tem uma série de departamentos e precisa também de relatórios por departamentos, então invés de criar as contas.

301 – Dpt Setor de pessoal – alimentação
302 – Dpt Setor de vendas – alimentação
303 – Dpt Setor de depósito – alimentação
304 – Dpt Setor de informática – alimentação
305 – Dpt Setor de limpeza – alimentação

Simplesmente criaria somente a conta 301 – Alimentação e criaria 5 setores em uma nova coluna. Assim quando surgisse a necessidade de criar uma nova conta, não teria que criar 5 novas contas, ou, ao surgir um novo setor ter que criar uma infinidades de contas.

Vamos explorar a função =SOMASES(), mas primeiro vamos dar uma olhadinha no =SOMASE():





E você o que acha dessa função, gosta de usá-la? Espero que tenha conseguido passar como se aplica esta função a quem não conhecia. Fique a vontade para fazer seu cometário complementando a explicação.


2 comentários:

  1. Voce pode despor o exemplo da empresa quer quer o relatório por setor? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclua o setor desejado como critério, mas somente um setor a cada fórmula. Ou seja, se você quer saber o resultado de vendas por cada Setor, vai ter que fazer uma fórmula, por cada setor. Mas se quiser saber de Vendas de modo Geral, não inclua nenhum Setor. Veja que no exemplo da ilustração pedi:"As vendas do mês de JAN" deu 100. O importante é ir fazendo e testando. Abraços e boa sorte.

      Excluir

Matéria em destaque pelo editor.

Gere formulários PySimpleGui rapidamente para planilhas Excel, Libreoffice Calc e outros

CRUD  em BD e MENU - Gere programas completos rapidamente Vou te apresentar uma forma incrível de gerar aplicativos python em minutos a part...