quarta-feira, 5 de março de 2014

Uma macro e um botão tudo a ver.

Nunca gostei de joguinhos, gostaria que sim. Quem sabe, assim poderia desenvolver um joguinho bacana e ganhar uns trocados. Mas, ao contrário do que alguém pode pensar eu adoro descobrir novidades e fazer coisas difíceis do jeito mais fácil. Para quem não entendeu basta sorrir há que se ter pena dos loucos meio preguiçosos.

Esses dias fiz um artigo em que elaborava um um formulário e  ao mesmo tempo já tinha um banco de dados junto, na planilha vizinha. Claro que não era um CRUD (criar, ler, atualizar e excluir ) no Calc (eu já fiz), era só para despertar uns outros com vocação para a mesma loucura. Lá eu elaborava uma macro “super difícil” da maneira mais fácil, ou seja, usei a gravação de macros automática do Libreoffice. Então uma pessoa me perguntou como fazia para colocar a macro num botão. Respondi que estava meu “aperriado” e outra hora faria um novo artigo explicando isso.

Chegou a hora de cumprir a promessa de unir macro no clique de um botão.

Então no Menu Exibir ative a barra dos Controles de Fomulários conforme a figura abaixo:


Depois, simplesmente ative a edição de formulários clicando no ícone da mãozinha igual a da figura 2 abaixo:


Depois clique no botãozinho “OK” clique numa área onde quer colocar o botão e arraste para que fique no tamanho ideal. Agora clique com o botão direito em cima dele, clique em “controle” com o direito do mouse e escolha a aba eventos. Escolha “botão do mouse pressionado” (...) e clique em macro, escolha a macro que deverá fazer parte desse comando, não esqueça que no caso a macro está no arquivo e não no computador. Qualquer dúvida comente no artigo.


Saudações livres.
João Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matéria em destaque pelo editor.

Gere formulários PySimpleGui rapidamente para planilhas Excel, Libreoffice Calc e outros

CRUD  em BD e MENU - Gere programas completos rapidamente Vou te apresentar uma forma incrível de gerar aplicativos python em minutos a part...