terça-feira, 15 de outubro de 2013

8 distribuições Linux Live que todo técnico de informática deve conhecer

Todos que trabalham na área da informática, especialmente os técnicos de informática, sabem a importância em ter as melhores ferramentas para otimizar seu trabalho. Operações de particionamento de disco, busca por vírus, testes de memória/disco e recuperação de arquivos apagados acidentalmente; são alguns exemplos do que um profissional de informática realiza constantemente! Portanto, para enriquecer mais seu trabalho, segue uma lista de 8 distribuições Linux Live que vão auxiliar e aprimorar (e muito) seu trabalho! 

Parted Magic - gerenciador de partições


O Parted Magic possui como base o software GParted para lidar com tarefas de particionamento com facilidade. Uma extensa coleção de ferramentas de sistema de arquivos também estão incluídos e o Parted Magic suporta os seguintes sistemas de arquivos: btrfs, ext2, ext3, ext4, fat16, fat32, hfs, hfs +, jfs, linux-swap, ntfs, reiserfs, reiser4, e xfs. 


OphCrack - recupere senhas dos usuários do sistema Windows


Essa ferramenta possui uma funcionalidade interessante: é possível recuperar todas as senhas dos usuários do sistema Windows! Seu uso é recomendado quando, por exemplo, alguém esquece a senha de administrador do sistema! O OphCrack irá crackear (revelar) as senhas de todos os usuários do mesmo! Portanto use essa ferramenta com consciência! 


Dr.Web Antivirus


Se o seu sistema Windows ou Linux tem tido problemas com malwares, então você deve usar o Dr.Web LiveCD! Dr.Web LiveCD irá limpar o seu computador de arquivos infectados e suspeitos, ajudará você a copiar informações importantes para um dispositivo removível de armazenamento de dados ou em outro computador, e depois tentar eliminar arquivos infectados. 


Clonezilla - clonando os discos


Uma ferramenta que possibilita uma cópia de discos rígidos. Basicamente, você pode fazer um backup completo de sua máquina, criando uma imagem com tudo o que existe nela. É uma opção gratuita ao Norton Ghost. Os sistema de arquivos suportados são: ext2, ext3, ext4, reiserfs, reiser4, xfs, FAT, NTFS, etc. 


Rescatux - recupere a partição MBR facilmente


Muito útil para quem tem dois sistemas operacionais instalados no computador e utiliza o GRUB para escolher por qual deles deseja iniciar. Com o Rescatux, você pode atualizar o menu de inicialização para as versões mais recentes ou, quando der algum problema, voltar às configurações originais. 


Network Security Toolkit


Distribuição Linux baseada no Fedora e proporciona um ambiente com várias ferramentas livres para segurança em redes de computadores. 


SystemRescueCD


SystemRescueCd é um sistema Linux que roda em um CD-ROM ou um PenDrive, projetado para reparar um sistema e dados após uma falha. Ele também tem como objetivo fornecer uma maneira fácil de realizar tarefas de administração em um computador, como a criação e edição de partições do disco rígido. Ele contém muitos utilitários úteis do sistema (GNU parted, partimage, FSTools) e algumas básicas (editores, Midnight Commander, ferramentas de rede). 

Indicado por ser muito fácil de usar. 


DEFT Linux - análise forense


Distribuição Linux, criada na Itália, que tem como objetivo auxiliar investigadores, policiais, administradores de sistemas ou qualquer pessoa que deseja realizar uma análise forense em um computador, seja ele Linux ou Windows. Ou seja, permite você descobrir o que houve em determinado incidente computacional; através da análise dos rastros deixados. Além disso, é possível realizar a recuperação de arquivos removidos acidentalmente, com dd_rescue e photorec instalados. 

Artigo original: 8 distribuições Linux Live que todo técnico de informática deve conhecer.
Publicado por Ricardo Ferreira Costa do Blog Linux Descomplicado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matéria em destaque pelo editor.

Gere formulários PySimpleGui rapidamente para planilhas Excel, Libreoffice Calc e outros

CRUD  em BD e MENU - Gere programas completos rapidamente Vou te apresentar uma forma incrível de gerar aplicativos python em minutos a part...