quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Calc - Gambiarras

Em nossas necessidades de usuários de computador precisamos de funções que muitas vezes não temos ou desconhecemos existirem num programa. Noutras, apesar de não ter o recurso do jeito que (elegantemente) queremos podemos fazer a tal da “gambiarra”. Vou mostar o caso de se querer contar uma palavra ou sequencia delas em uma célula do Calc.

A maneira elegante de contar palavras no Calc é usar a função =CONT.SE(), mas ela só funciona com o conteúdo total que estiver na célula. Se estiverem vários nomes separados em linha a função retornará zero. Então, aqui vem a gambiarra, na coluna ao lado, em cada linha deveremos colocar a fórmula =SE() seguida da fórmula =PESQUISAR() as quais deverão ser combinadas mais ou menos assim: =SE(PESQUISAR($D$1;A1);1). Os cifrões em torno da nomeação da célula D1 são para que ao arrastar a fórmula somente sejam mudados os endereços da célula A, visto que a palavra a ser pesquisada será digitas na célula D1.


Após isto, é só colocar a fórmula =CONT.SE(B1:B17;"VERDADEIRO") no lugar que se quer que saia o resultado. Vejam o arquivo em anexo que tem exatamente este exemplo que citei acima como fazer.

Um comentário:

  1. Na verdade, a gambiarra funciona para nomes onde se quer achar um por cada célula. Mesmo assim é muito interessante,

    ResponderExcluir

Matéria em destaque pelo editor.

Gere formulários PySimpleGui rapidamente para planilhas Excel, Libreoffice Calc e outros

CRUD  em BD e MENU - Gere programas completos rapidamente Vou te apresentar uma forma incrível de gerar aplicativos python em minutos a part...