quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

LISTA SUSPENSA DINÂMICA EM CALC DO LIBREOFFICE

Já imaginou ter uma lista enorme de opções em uma lista suspensa e ter que ficar descendo dezenas ou até centenas de linhas para escolher uma. Existe uma maneira de simplificar isto? Sim.

Simples até (depois de feito), basta você usar uma célula auxiliar para digitar o início da palavra, o mínimo seria três letras, assim na lista suspensa aparecerão somente as palavras ou frases iniciadas com ela. Que tal?

Para isso:

Você nomeia um espaço onde estarão os dados, e
em uma célula você digitará a palavra que quer o autocompletar (a partir da terceira letra já aparecerão na lista suspensa). Você irá fazer uso da função = ESQUERDA(), usar a validação de dados e logicamente criar uma lista de argumentos que estarão funcionando em um "intervalo de células" definido por você e Pronto. Aqui um arquivo para você ver a mesma funcionando. E aqui o Vídeo mostrando o arquivo como é.

Fiz mais uma opção de arquivo, pois às vezes queremos que a combinação de letras esteja em qualquer parte da palavra e não simplesmente no começo, foi necessário usar outro tipo de função em conjunto que foi a função =SEERRO() para esconder os resultados que não condizem com a pesquisa e retornam uma lista de #VALOR!. No final deu tudo certo, confira neste arquivo. Notem que o link leva ao dropbox, mesmo que você não tenha uma conta lá é possível fazer o download do arquivo de exemplo sem se cadastrar. Bom proveito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matéria em destaque pelo editor.

Gere formulários PySimpleGui rapidamente para planilhas Excel, Libreoffice Calc e outros

CRUD  em BD e MENU - Gere programas completos rapidamente Vou te apresentar uma forma incrível de gerar aplicativos python em minutos a part...