quinta-feira, 5 de maio de 2022

Macro (fácil )em Python no Libreoffice - criando um quadro de mensagem

 Olá pessoal, no vídeo passado inciamos nossa trajetória de macros em python explicando como é o ambiente no libreoffice para as macros. Aprendemos que a suíte Libreoffice tem sua pasta própria de macros python e criamos as pastas das macros do usuário, bem como vimos uma macro de “Helo Word” nos dois locais, dessa maneira pudemos entender a dinâmica do ambiante das macros no libreoffice.

Neste segundo vídeo a ideia é dar seguimento explicando como criar uma macro apoiados pelo Easy Macro: https://git.cuates.net/elmau/zaz/src/branch/master/source do nosso querido Maurício Baeza.


Também vou apresentar o canal dele no Telegram siga este link: https://t.me/pymacros_es


e já adianto ele só aceita postagens em Espanhol. Mas vocês podem acessar o google tradutor: https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR

ou então

o deep translator: https://www.deepl.com/translator para passar suas questões do português para o espanhol.


Um bônus pra vocês:

Vamos ver como podemos fazer uma macro para criar um “quadro de mensagens” ou a chamada “mensagem box” que irá ser muito útil na detecção do funcionamento das partes das futuras macros. Vale uma inscrição em meu canal? ( https://www.youtube.com/c/NOMOUSE ) Pelo menos um joinha né?! Mas só se você quiser mais conteúdo desses, ok?


No próximo vídeo logicamente teremos que buscar um valor numa célula e processá-lo no python não é mesmo?


Assim, de quebra já veremos como acessar uma planilha ativa e obter o endereço das células para enviar os dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Matéria em destaque pelo editor.

Gere formulários PySimpleGui rapidamente para planilhas Excel, Libreoffice Calc e outros

CRUD  em BD e MENU - Gere programas completos rapidamente Vou te apresentar uma forma incrível de gerar aplicativos python em minutos a part...