quarta-feira, 4 de maio de 2022

Tornando acessível: O libreoffice automatizado com Python através de macros


Quem começa a aprender Python começa a ficar fascinado com algumas facilidades da linguagem, assim como,  quem conhece a suíte Libreoffice também fica empolgado em poder criar automatizações (as famosas Macros) em seus texto, planilhas ou base de dados. A suíte Libreoffice permite usar várias linguagens de programação para criação de macros. A imagem abaixo exemplifica visualmente quais são elas e entre elas nosso aquela que é o assunto em questão neste post: a linguagem Python. Ou, O libreoffice automatizado com Python através de macros também.

Por que falo "também"?! Porque o python no libreoffice já vem uma versão da linguagem embutida e ele não está lá a toa. Mas como poderemos acessar esta funcionalidade poderosa? Ou melhor como torná-la acessível ao usuário?

Neste vídeo, vamos dar uma visão da macro python que vem junto com o Libreoffice e fica numa pasta específica, bem como, vamos ensinar a criar o local para os scripts (arquivos.py) do usuário do Libreoffice. Vai ser divertido "mandar" o Libreoffice fazer do jeitinho que queremos determinada tarefa... :) Quem sabe assim você inicia a sua trajetória de desenvolvedor de macros em python.

Vamos ao vídeo?!


2 comentários:

Matéria em destaque pelo editor.

Gere formulários PySimpleGui rapidamente para planilhas Excel, Libreoffice Calc e outros

CRUD  em BD e MENU - Gere programas completos rapidamente Vou te apresentar uma forma incrível de gerar aplicativos python em minutos a part...